“Desenvolvimento passa por instituições fortes”, diz Daniel Vilela durante transferência simbólica da capital para Goiás

Picture of Léo Bueno

Léo Bueno

Jornalista

Série de eventos na antiga capital goiana reforça valores republicanos e celebra avanços estruturais no município com presença de lideranças dos Três Poderes

A transferência simbólica da capital do Estado para a cidade de Goiás foi marcada, nesta terça-feira (29/07), por uma agenda que reafirma o compromisso do Governo de Goiás com a história, a democracia e o fortalecimento institucional. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela participou de visitas às sedes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), além da instalação da Grande Loja Maçônica do Estado.

Durante a programação, que tomou os períodos da manhã e tarde deste segundo dia de eventos, Daniel ressaltou o simbolismo do ato e a importância da unidade institucional para o avanço do Estado. “Reconhecer que o desenvolvimento de Goiás passa, necessariamente, por instituições fortes, que atuam de forma coordenada e comprometida com o bem público”, afirmou. Ele também destacou o papel de Ronaldo Caiado para valorizar o que a cidade histórica representa, sendo um marco cultural e cenário ideal para reafirmar os compromissos republicanos que sustentam a justiça e a democracia no estado.

“O governador Ronaldo Caiado conseguiu valorizar todo o espírito institucional e merecedor dessa cidade. O governador não só resgatou simbolicamente e institucionalmente, mas também com grandes ações, de grandes investimentos que projetam essa cidade, essa região, para o futuro promissor”, destacou o vice-governador.

Memória, cidadania e integração entre Poderes
Aproveitando a ocasião, a Seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) inaugurou a nova estrutura de sua subseção, em prédio que também abriga o Museu do Registro Empresarial Goiano. O presidente da entidade, Rafael Lara, enfatizou o diálogo institucional como marca da atual gestão: “Goiás tem sido exemplo para o Brasil de união entre os Poderes. Essas pontes de diálogo são construídas com o exemplo do governador Ronaldo Caiado, desde o primeiro dia de sua gestão – e isso se irradiou em todo o estado de Goiás”.

Conselheira federal da entidade, a advogada Ana Vitória Caiado, filha do governador, também comemorou a entrega da nova sede da subseção. “O advogado é a voz do cidadão. A antiga capital precisava de um espaço que refletisse a grandeza da advocacia goiana, e hoje esse sonho se realiza”.
Em momento de celebrar a história local, o presidente da Junta Comercial do Estad de Goipas (Juceg), Euclides Barbo Siqueira, definiu o museu da instituição como um símbolo vivo da história empreendedora do estado. “Desde o armazém de secos e molhados até as linhas de alta tecnologia, o espírito empreendedor do nosso povo permanece inegociável”, destacou.

A agenda também contou com evento na sede do Poder Judiciário local. Na ocasião, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, lembrou a origem da comarca e afirmou que “a transferência simbólica da capital não é apenas um gesto cerimonial. É uma justiça que se faz à cidade de Goiás e à sua história”.

A programação incluiu ainda a instalação da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, com homenagens, palestras e a entrega da comenda Cora Coralina à primeira-dama Gracinha Caiado.

Desde 2019, a cidade de Goiás recebeu mais de R$ 600 milhões em investimentos do Governo de Goiás, com destaque para infraestrutura viária, saúde, educação, cultura e programas sociais. Entre as ações estão a duplicação da GO-070, a construção da Policlínica Estadual da Região do Rio Vermelho e a restauração de patrimônios históricos, como o Cine Teatro São Joaquim e a Catedral de Sant’Ana.

*Fotos: André Costa e Jota Eurípedes

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

.Veja também

.Publicações Relacionadas