Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Agentes de segurança de Goiás participam de curso de capacitação

Em Goiânia, os agentes inscritos terão treinamento com foco ao aprimoramento de práticas pedagógicas (Foto: Divulgação)

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), começa mais quatro cursos voltados aos profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Ao total, 121 agentes participam da capacitação, incluindo policiais militares, civis e penais, bombeiros militares e agentes da Polícia Técnica de todo o Brasil.

Os cursos abordarão temáticas como metodologias pedagógicas, técnicas de uso de armas de fogo e Business Intelligence aplicado à segurança pública. O objetivo é instruir os profissionais para que atuem de forma mais eficaz, com foco na legalidade, respeito aos direitos humanos e otimização na tomada de decisões.

Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, os cursos são importantes para atualização e troca de conhecimentos e para garantir uma atuação mais eficiente e pautada pela garantia de direitos.

“Os profissionais de segurança pública melhoram as habilidades técnicas, táticas e operacionais. O campo da segurança pública está em constante aperfeiçoamento, com novas tecnologias, abordagens e práticas. Capacitações eficazes são fundamentais para a redução nos índices de criminalidade para a promoção de um ambiente mais seguro para todos”, ressaltou.

CURSO DE METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ENSINO

Lecionado em Goiânia, o curso conta com 32 inscritos das polícias Militar, Civil, Técnica e Penal e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar. O treinamento é para auxiliar os docentes e monitores no desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas, por meio de diferentes técnicas didáticas

TIRO DEFENSIVO

A capacitação de Tiro Defensivo – Método Giraldi consiste em uma abordagem específica para pistolas semiautomáticas, em situações de defesa pessoal e policial. A técnica é desenvolvida por especialistas em armamento e táticas policiais. O curso é ministrado no Gama (DF) e possui 27 policiais militares inscritos.

BUSINESS INTELLIGENCE

A capacitação em Business Intelligence voltado à segurança pública é desenvolvida para os profissionais do Susp que atuam ou pretendem atuar com análises de dados e ferramentas de gestão organizacional adaptadas ao contexto de segurança pública.

Um dos objetivos é otimizar as tomadas de decisões da Senasp. O curso conta com 34 alunos das polícias Militar, Civil e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar e Guardas Municipais. As aulas acontecem em Aracaju (SE).

SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTE

Com o modelo de gerenciamento conhecido como Sistema de Comando de Incidentes (SCI), os participantes aprimorarão as técnicas de intervenção em situações de crise e a identificar, diferenciar e compreender diversas operações emergenciais.

Com 28 inscritos das polícias Militar, Civil e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar e profissionais de perícia, o curso será ministrado em Salvador (BA). O objetivo final é garantir a estabilização dos incidentes, proteger a vida, a propriedade e o meio ambiente.