Governador participou de 5ª edição do BTG Pactual AgroForum 2024, em São Paulo, sobre sustentabilidade, combate ao desmatamento e contribuição para crescimento da economia brasileira/Foto: Hegon Corrêa
O governador Ronaldo Caiado destacou o compromisso de Goiás com a preservação ambiental e investimentos em tecnologia para melhorar o desempenho da agricultura durante a 5ª edição do BTG Pactual AgroForum 2024, em São Paulo, nesta segunda-feira (04/11). Ao lado dos governadores Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, e Rafael Fonteles, do Piauí, debateu o painel: “O Papel dos Estados no Futuro do Agronegócio”.
Caiado avaliou o encontro como uma forma de debater com os empresários o meio ambiente em diversos segmentos, como a industrialização, a construção de rodovias e ainda tecnologia e produtividade no agronegócio. “Falamos aqui não só para empresários brasileiros, mas também de outros países que voltam o olhar para o Centro-Oeste brasileiro e escolhem Goiás como a opção para se instalarem”, ressaltou o governador.
Durante o evento, o chefe do Executivo goiano mencionou o compromisso de Goiás em reduzir o desmatamento ilegal, enfatizando a importância da parceria com entidades de classe e agricultores familiares. “Somos o estado com o menor percentual de desmatamento ilegal do Brasil. Essa conquista é fruto de uma aliança entre governo e setor produtivo, com a determinação de que não será feito nenhum desmatamento ilegal”, frisou Caiado.
Rafael Fonteles elogiou as iniciativas de Caiado, especialmente no combate aos incêndios criminosos. Em seguida, destacou o papel dos governos estaduais e do governo federal na criação de um sistema de monitoramento e resposta rápida para atuação preventiva. “No Piauí, conseguimos reduzir em mais de 20% a área devastada por queimadas. Concordo com o Caiado da necessidade de repressão firme aos incêndios criminosos. O Estado precisa agir de forma enérgica para coibir e punir essas práticas”, afirmou o governador do Piauí.
Tecnologia
“Goiás é o primeiro estado depois de São Paulo a implantar uma indústria de etanol de segunda geração”, disse o governador ao explicar que a multinacional Raizen está expandindo uma usina em Jataí, no Sudoeste goiano, para a implantação da nova tecnologia. O etanol de segunda geração é um biocombustível produzido a partir de resíduos da produção de etanol e açúcar.
Além disso, Caiado também destacou os investimentos para o avanço da tecnologia com foco no melhor desempenho da agricultura, como o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), inaugurado pelo Governo de Goiás em Rio Verde, também no Sudoeste. O complexo é especializado no desenvolvimento de última geração em internet móvel, automação e inteligência artificial aplicadas ao agronegócio. “Nós temos todo um desenvolvimento exponencial da agricultura, temos tecnologias próprias para cada região do estado, e temos hoje a maior produtividade por hectare no centro-oeste brasileiro”, explicou Caiado.
Nesta edição o tema geral do AgroForum foi: “Qual o panorama do agronegócio no Brasil para os próximos anos?”. O objetivo do encontro foi reunir executivos privados, gestores públicos, profissionais e investidores para discutir tendências, inovações e oportunidades de mercado.
Segundo o BTG Pactual, a instituição está comprometida em apoiar o agronegócio com soluções e estratégias para expandir os negócios no país e o evento é um caminho para quem busca entender melhor as mudanças do mercado. O encontro oferece uma análise das novas oportunidades de crescimento e das tendências mais recentes da indústria.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás