Integrantes da 21ª turma do Curso Operacional de Rotam (COR) entram na reta final de preparação para reforçar o efetivo nas ruas; formatura está programada para outubro
O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância da capacitação e da especialização do efetivo policial para a manutenção da excelência do serviço prestado à população goiana, nesta quinta-feira (12). Caiado e a primeira-dama receberam em mãos o convite para a formatura da 21ª turma do COR, marcada para 17 de outubro.
“É o que eu quero deixar de legado”, disse ele, ao receber no Palácio das Esmeraldas os integrantes da 21ª turma do Curso Operacional de Rotam (COR). Ao lado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, Caiado pediu aos policiais que “não abram mão de suas prerrogativas e permaneçam com essa mesma formação ética e moral para defender o Estado”.
O governador aproveitou a ocasião para reforçar a importância das forças policiais. “Graças ao esforço de vocês, arriscando suas vidas, com coragem, raça e determinação, podemos sustentar esta condição de ser o estado mais independente do Brasil”, enalteceu.
A partir desta quinta-feira, os alunos iniciam o estágio prático e serão integrados às viaturas da Rotam, o que vai permitir a aplicação, no campo, do conhecimento adquirido durante o treinamento. “São equipes que vão trabalhar no confronto direto, e também fazer patrulhamento e recobrimento de área onde houver a necessidade”, detalhou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, sobre a amplitude do trabalho da Rotam.
O 21º Curso Operacional de Rotam teve início em 6 de junho e contou inicialmente com 64 alunos, entre 42 policiais militares de Goiás e dois da Polícia Militar de Rondônia (PMRO). Pelo grau de dificuldade, 20 dos inscritos desistiram da formação. “Que os senhores continuem avançando contra a criminalidade. O infrator da lei tem de colocar na cabeça que Goiás não é terra de bandido”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, Marcelo Granja, ao se dirigir aos formandos.
Além do tradicional foco em patrulhamento tático, o curso trouxe aprimoramento curricular com a adição de disciplinas para fortalecimento das operações, inteligência, atendimento pré-hospitalar tático e atirador especializado para ocorrências como assaltos a instituições bancárias. “Os policiais estão saindo com todos os cursos operacionais necessários para atuar em alto nível e defender nosso Estado”, destacou o coordenador do curso, tenente-coronel Cortez.
Sobre a Rotam
Criada em 1981, a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) é uma das principais unidades especializadas da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), sendo responsável por operações de alto risco e pelo enfrentamento de ocorrências de maior complexidade, combatendo o crime organizado e garantindo a segurança da população goiana.