“A parceria com os tribunais engrandeceu muito meu governo”, ressalta Caiado em almoço com representantes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios (Fotos: Júnior Guimarães)
Responsáveis por fiscalizar as contas públicas, os tribunais de contas avaliam a legalidade, a legitimidade e a economicidade das ações governamentais. Para Caiado, a parceria com esses tribunais fez com que Goiás se tornasse referência em transparência.
“A parceria com os tribunais engrandeceu muito o nosso governo, desde o primeiro ano do meu mandato até hoje. São tribunais compostos de quadros competentes, capazes de orientar o governo e, com a vivência e a experiência, corrigir rotas e dar dinâmicas à gestão”, enalteceu o gestor estadual.
Fala do governador foi proferida durante almoço de confraternização no Palácio das Esmeraldas, nesta sexta-feira (06/12), quando Caiado recebeu, ao lado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, representantes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios.
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Mesquita, graças à independência do órgão e ao respeito por parte do Governo de Goiás, as ações da instituição têm alcançado cada vez mais goianos, com foco na transparência das contas públicas.
“Nosso papel principal é caminhar junto com as instituições, com o objetivo principal de beneficiar a população. Cabe ao Tribunal atuar para viabilizar e mostrar o caminho junto às instituições para que a população seja contemplada por aquilo que ela precisa e tem direito, com desenvolvimento e implementação de políticas públicas”, frisou Mesquita.
Já o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro, ressaltou que Goiás tem investido em ações com foco na transparência e autonomia dos órgãos de controle, além de contribuir com as demandas encaminhadas pelas instituições.
“O respeito que o governador tem para com o TCM é motivo de reconhecimento e gratidão para nós”, agradeceu Castro.
“Os Tribunais estão sempre participando e opinando, e isso é muito importante. Esse é um legado deixado por Caiado para os órgãos independentes, principalmente no sentido de nos dar segurança para que possamos continuar nosso trabalho”, enfatizou Castro.
Transparência
Goiás é o Estado mais transparente do Brasil, segundo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em 2024, com pontuação máxima na avaliação que mede o nível de prestação de informações aos cidadãos.
Ainda no quesito de acesso à informação, Goiás também foi considerado como o Estado mais digital do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
Segundo o chefe do Executivo goiano, a parceria e o trabalho com os tribunais têm permitido identificar e corrigir falhas, evitando desperdícios e irregularidades. Ao finalizar, Caiado fez questão de ressaltar o compromisso com a integridade e a clareza na gestão dos recursos públicos em Goiás.
“Não existe governo de sucesso sem responsabilidade fiscal. É um caminho que nos leva à condição de superarmos as dificuldades e entregarmos serviços à população, como rodovias, pontes e viadutos”, finalizou o governador.