Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Donald Trump sofre atentado durante comício nos Estados Unidos

Em busca do segundo mandato de presidente, o democrata trabalha para derrotar o atual presidente, Joe Biden, que é candidato à reeleição

O ex-presidente Donald Trump é retirado às pressas do palco durante um comício de campanha no sábado – Foto: Jabin Botsford/The Washington Post

O presidenciável americano Donald Trump sofreu um atentado durante um comício realizado no início da noite deste sábado (13/07), na cidade de Butler, no estado da Pensilvânia. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir o som dos disparos, enquanto Trump levava a mão à sua orelha direita. Em seguida ele abaixa, gesto seguido pelas demais pessoas que estavam próximas ao republicano, que concorre novamente à presidência dos Estados Unidos.

É possível ouvir uma voz ao fundo informando que o atirador foi abatido e em seguida agentes das forças de segurança retiraram o ex-presidente do palco, enquanto ele erguia o braço, num gesto de força para seus apoiadores. Nas imagens é possível ver sangue na orelha e no rosto do ex-presidente, que aparentemente foi ferido de raspão por pelo menos um dos disparos.

O porta-voz do ex-presidente, Steven Cheung, informou, pouco depois, que Trump estava sendo examinado que estava bem.

“O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo”, disse Cheung na declaração.

O promotor público local, Richard Goldringer, informou ao jornal americano The Washington Post que o atirador foi morto. Um homem que assistia ao comício também morreu e uma outra pessoa foi levada para o hospital em estado grave.

Repercussão

O presidente Joe Biden recebeu as primeiras informações sobre o caso, segundo a Casa Branca, enquanto estava na igreja, em Delaware e retornou para sua residência, de onde acompanha as apurações. O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro (D), disse que foi informado sobre a situação e que a polícia estadual está no local. “A violência direcionada a qualquer partido político ou líder político é absolutamente inaceitável”, disse Shapiro em uma declaração. “Não tem lugar na Pensilvânia ou nos Estados Unidos.”

Até o fechamento desta matéria edição a identidade do autor dos disparos ainda não havia sido revelada.