Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Exército usa drone para encontrar vítimas e faz resgate no RS

As pessoas estavam ilhadas dentro da residência com mantimentos que tinham estocado, mas decidiram deixar o local após perceberem que a água estava subindo mais.

Um drone do Exército brasileiro localizou moradores pedindo ajuda no topo de um prédio em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (14/5). Segundo os militares do Comando de Aviação do Exército (Cavex), havia sete pessoas ilhadas — sendo cinco da mesma família — e dois animais. Todos foram resgatados.

As pessoas estavam ilhadas dentro da residência com mantimentos que tinham estocado, mas decidiram deixar o local após perceberem que a água estava subindo mais.

Além disso, o vídeo mostra o momento do resgate feito pela equipe do Exército brasileiro. O Coronel Costa Pereira, comandante do 2° Batalhão de Aviação do Exército, relata sobre o resgate. “A gente recebe a informação, neste caso, foi pelas imagens do drone, e verificamos algumas aeronaves disponíveis para fazer o resgate. Com o guincho, as pessoas foram levadas para dentro do helicóptero”, explica.

“Não dá para perder tempo, porque a gente não sabe qual a necessidade que aquela família está passando no momento. Então, qualquer informação que chegue para nós é importante para realizarmos o resgate. A gente sente a satisfação de estar cumprindo essas missões”, afirmou o Coronel Costa Pereira.

A cidade de Canoas tem mais de 100 mil pessoas em abrigos. O município concentra o maior número de desabrigados.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 149 mortes, quase 540 mil pessoas estão desalojadas e 108 desaparecidos devido às fortes chuvas que castigam o estado desde o fim de abril. O número de animais resgatados é de 11 mil.