Goiânia amanhece encoberta por nuvem de fumaça
Goiás e outros sete Estados têm alto risco de incêndio, aponta Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os riscos estão elevados devido ao favorecimento das condições climáticas, como o tempo seco, ventos intensos e a falta de chuvas. Além de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Piauí e Ceará estão em alerta devido ao risco.
Goiânia amanheceu encoberta por uma nuvem de fumaça neste domingo (25). E de acordo com o o gerente do entro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a expectativa é que a Capital ficará assim por até dois ou três dias, melhorando de forma gradual.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cihmego) emitiu um boletim informativo apontando que Goiás permanecerá com temperaturas elevadas devido a influência da onda de calor. O documento traz uma boa notícia, o avanço de uma frente fria pelo Brasil pode quebrar “gradativamente a onda de calor que está atuando no País” e reduzir as temperaturas mínimas e máximas.
A região Centro Sul do Estado, já neste domingo, 25, deve observar uma queda nas temperaturas com a entrada de um ar frio de origem polar. “A Umidade relativa do ar estará em declínio no período da tarde podendo chegar a 12%”, diz o boletim.
Já na Capital, o esperado é o predomínio de Sol, com temperaturas máximas podendo chegar aos 35ºC e umidade relativa do ar variando entre 12% a 60%. O boletim aponta que a onda de calor que atinge o Estado vai influênciar no aumento das temperaturas máximas e na queda do índice de umidade relativa do ar no período da tarde, com índice da umidade chegando ao nível de alerta.