Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo lança novo Painel do Turismo Goiano

O Observatório da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com o Instituto Mauro Borges (IMB), lançou o IPÊ – novo Painel do Turismo Goiano. A plataforma, que está no ar desde 2021, passou por reformulação e ganhou novo layout, além de disponibilizar agora dados atualizados sobre o setor turístico goiano com a inclusão de novos indicadores.

Entre as novidades, estão disponíveis os números sobre arrecadação das atividades características do turismo (ACT) por cidade, região turística e subclasses; movimentação dos aeroportos de Goiânia, Caldas Novas e Rio Verde; detalhamento da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), contemplando perfil social e série histórica; e Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O Painel do Turismo Goiano traz também os dados atualizados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Por meio da ferramenta, são apresentadas informações relativas ao mercado de trabalho, perfil social e econômico do trabalhador, volume de atividades e receita nominal, participação do turismo na economia goiana e indicadores que permeiam o turismo, como o Índice de Bem-Estar Urbano, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e Índice de Desempenho dos Municípios.

Segundo a coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, Giovanna Tavares, com a reformulação da plataforma toda a comunidade é beneficiada.

“Qualquer pessoa pode obter os dados do setor em Goiás, por meio de acesso gratuito, ágil e on-line”, afirmou.

Para o assessor-executivo do IMB, Alex Felipe Rodrigues, o painel irá contribuir significativamente para o turismo goiano, fornecendo indicadores que possibilitam o monitoramento contínuo do setor.

“Desejamos que os dados sejam úteis para a tomada de decisões e para a implementação de políticas públicas eficazes que impulsionem, ainda mais, o desenvolvimento do turismo em Goiás”, salientou.