O motorista que transportava as aves, também foi acusado de maus-tratos aos animais.
O Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) resgatou mais de 80 aves silvestres que eram transportadas ilegalmente em caixas de papelão. A ação ocorreu na noite de terça-feira (1), após um compartilhamento de informações do 34º BPM com as equipes de inteligência do Batalhão Ambiental.
Segundo os policiais, a suspeita é de que os animais seriam traficados para São Paulo. O motorista do carro, um homem de 37 anos, foi preso em flagrante.
Os policiais abordaram um carro em Goiânia e realizaram buscas no veículo. Durante a inspeção, encontraram várias caixas contendo os animais. A abordagem evidenciou a gravidade da situação, já que o transporte de aves silvestres representa uma violação da legislação ambiental.
“Recebemos uma denúncia anônima de que um veículo estaria passando pela BR-153 em direção à São Paulo e que nesse veículo estariam várias aves que possivelmente seriam vendidas”, explicou o sargento Clayton à TV Anhanguera.
Os policiais autuaram o motorista do carro em flagrante por transportar ilegalmente espécies da fauna silvestre, incluindo aves ameaçadas de extinção. Além disso, eles também o acusaram de maus-tratos aos animais.
A equipe resgatou 85 aves, que incluem 35 araras Canindé e 50 papagaios. Após o resgate, os agentes encaminharam os animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão os cuidados necessários.