O legado de obras da ex-prefeita a coloca em vantagem na disputa com o atual prefeito
Em Santa Rosa de Goiás, em busca da reeleição, o prefeito Ulisses Brito (PDT), tem páreo duro: sua oponente, Leila César (Solidariedade), foi prefeita por dois mandatos consecutivos entre 2013 e 2020, e traz com ela um legado de gestão difícil de ser ignorado.
Leila encerrou sua gestão deixando a prefeitura sem dívidas e com um saldo de R$ 3 milhões em caixa, conforme publicação do jornal Goiás Adentro, além de diversas obras em andamento, como a construção de 37 casas populares, a Escola Municipal Padrão Século XXI e a Academia da Saúde. Ela também deixou uma área com 106 lotes, onde o Governo de Goiás, por intermédio da AGEHAB, está construindo casas populares do programa “Moradias a custo zero”.
Ulisses Brito, que conta com o peso da máquina pública a favor da sua campanha, apresenta realizações como a pavimentação de pouco mais de um quilômetro da rodovia GO-330, que liga Santa Rosa a Taquaral, a construção do muro do cemitério, a reforma da UBS Ademair Luis Borges Lucas, implantação do Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, a reforma da UBS, a aquisição de uma ambulância, uma Van, um caminhão compactador, um trator, pintura e plantio de grama no cemitério municipal, e a entrega da sede da Polícia Militar.
Por outro lado, Leila destaca-se com realizações que incluem a construção da UBS Ademair Luis Borges Lucas, a implantação do NASF, implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, a reabertura e reforma completa do Hospital Municipal, equipado com centro cirúrgico, lavanderia e energia solar, além de ter recapeado as ruas da cidade e instalado câmeras de segurança nas entradas de Santa Rosa.
A ex-prefeita também realizou a construção da Praça da Juventude, com academia ao ar livre e parque infantil, a revitalização do Ginásio de Esportes e adquiriu a área da antiga Casego para abrigar a garagem municipal. Além disso, Leila construiu a sede da Polícia Militar e deixou como legado o letreiro “Eu amo Santa Rosa”, que se tornou um marco da cidade.
Em termos de obras nas áreas rurais, ambos os candidatos mencionam serviços de manutenção de estradas e instalação de mata-burros. Leila também destaca a construção da ponte de concreto na região do Rosnador, enquanto Ulisses enfatiza a implantação de um bueiro de concreto.
Enquanto Leila, em seu primeiro mandato, entregou 40 casas, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, a campanha de Ulisses afirma ter entregue 06 casas (algumas construídas e outras reformadas) por meio do programa Casa de Mãe.
Em relação a programas e atendimentos, tanto na saúde, educação, social e em todas as outras secretarias, ambos fizeram, porém Ulisses praticamente não tem obras, enquanto que Leila foi a prefeita que mais entregou obras em Santa Rosa. Quando se compara somente o primeiro mandato de Leila (2013- 2016) com o de Ulisses (2021- 2024), fica claro que a ex-prefeita fez bem mais que Ulisses.