*colaboração do Zap Catalão///
Animal apresentava condição rara chamada policefalia e não resistiu ao parto; caso foi acompanhado por agente da Agrodefesa
Um bezerro com duas cabeças nasceu na zona rural de Corumbaíba, no sudeste de Goiás, e chamou a atenção de moradores da região. O caso raro aconteceu em uma propriedade localizada na região da Serra Negra. O animal apresentava uma anomalia congênita conhecida como policefalia e não sobreviveu ao parto.
A policefalia é uma condição extremamente incomum em mamíferos, caracterizada pela presença de duas cabeças com crânios fundidos, dois pares de olhos, duas bocas e duas orelhas. Entre ruminantes como bovinos, ovinos e suínos, o nascimento de filhotes com essa má-formação genética é considerado ainda mais raro. Especialistas explicam que o quadro ocorre durante o desenvolvimento embrionário, mas as causas específicas nem sempre são identificadas.
De acordo com informações repassadas por moradores, o produtor rural César, dono da fazenda onde o caso foi registrado, percebeu que uma de suas vacas estava com dificuldade no trabalho de parto e acionou a Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária) para prestar auxílio.
O agente Branco Morais esteve no local e realizou a retirada do bezerro de forma manual. Apesar dos esforços, o animal não resistiu.
A Agrodefesa não informou se o caso será investigado ou se serão realizados exames no bezerro para entender melhor a origem da anomalia.
(Foto: Reprodução / Hedson Arantes)










