O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto e o assessor especial da presidência do tribunal, Marcelo Fonseca, foram homenageados na Câmara Municipal de Itaberaí com título de cidadania e, medalha Comendador Salvador Pedroso de Campos, duas das mais importantes honrarias concedidas pelo Município de Itaberaí a autoridades e personalidades que contribuíram ou contribuem de maneira efetiva e relevante para o crescimento desenvolvimento do município.
Marcelo Fonseca, assessor especial da presidência do TCM é natural de Itaberaí e teve a condecoração com a medalha Comendador Salvador Pedroso de Campos aprovada em 2016, quando teve o nome indicado pelo então presidente Câmara, vereador Paulo Graciano.
“É uma honra muito grande ser um itaberino nato, como sou, e ser homenageado pelo poder público do município em reconhecimento pelo nosso trabalho no Tribunal de Contas. Me sinto muito honrado e agradecido ao José Paulo Graciano, que em 2016, quando foi vereador e presidente da Câmara, me concedeu esse título. Só agora vim receber, justamente no dia em que o presidente do TCM recebe seu título de cidadania. É uma festa dupla e Itaberaí é muito bem representada no tribunal”, afirmou Marcelo Fonseca.
O assessor da presidência lembrou que o TCM é um importante parceiro dos municípios. “Hoje nosso lema é orientar para não punir. O tribunal reconhece que a maioria dos prefeitos e vereadores são pessoas bem intencionadas. O que lhes faltam, por vezes, é uma assessoria próxima bem qualificada. O TCM tem utilizado essa lacuna com uma escola de orientação que já capacitou mais de 30 mil servidores nos últimos 10 anos. Então o tribunal cumpre esse papel que não é constitucional, mas é primordial para os municípios goianos”, relatou.
Por sua vez, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, recebeu o Título de Cidadão Itaberino. A homenagem foi indicada pelo vereador João Pereira Filho, o Pereirinha e aprovado pelos demais vereadores.
O receber o título, Joaquim Castro revelou que estava feliz e emocionado. “Me sinto realizado ao receber essa distinta homenagem. É um gesto que me deixa bastante emocionado e feliz. Quando menino eu morava na Cidade de Goiás e passava com frequência em Itaberaí com meus pais, quando íamos para Goiânia. É uma cidade que conheço há muitos e muitos anos e que contribui muito com o crescimento do Estado de Goiás e isso me deixa muito honrado”, revelou.
Em seu relato, Joaquim Castro afirmou que Itaberaí é a cidade que mais cresce na região, impulsionado também pelo crescimento da São Salvador Alimentos (Super Frango), que exporta seus produtos para dezenas de países.
“Tenho que agradecer muito ao Pereirinha, a todos os vereadores e à prefeita Rita de Cássia, que são grandes políticos têm contribuído muito com o município de Itaberaí. Isso faz com que o cidadão itaberino, e agora posso me considerar um, se sinta muito gratificado”, comentou.
Prestação de contas
O presidente informou que a prestação de contas da gestão da prefeita Rita de Cássia estão regulares. “A prefeita Rita e a Câmara de Vereadores tem dado demonstração que sempre prestam suas contas com zelo. Tenho verificado no tribunal que as contas de Itaberaí estão todas em dia e isso faz com que a gente possa ficar tranquilo e seguro de que existem, na política, pessoas sérias e honestas. O exemplo é da própria cidade e Itaberaí”, afirmou Castro.
Em entrevista ao Correio Vale do Araguaia, Joaquim Castro aproveitou para observar que as cidades localizadas na região do Vale do Araguaia, estão se desenvolvendo de forma significativa, sobretudo, com a contribuição do governador Ronaldo Caiado, que tem priorizado investimentos na região nas áreas de infraestrutura como rodovias, proporcionando segurança e do crescimento do agronegócio e diversas outras áreas. “O Vale do Araguaia é uma região importante e cada um que passa pelas câmaras municipais, pelas prefeituras, tem dado a sua contribuição e os moradores desses municípios estão focados em fazer, não só pra si, mas para a coletividade”, concluiu Joaquim Castro.