O fenômeno pode ocorrer com mais frequência durante as primeiras chuvas, pois é um período de transição entre o tempo seco e o chuvoso
Santa Helena de Goiás, município que fica no sudoeste goiano, foi “engolida” por uma nuvem de poeira. Um vídeo gravado por um morador da cidade mostra que a ventania alaranjada tomou conta de boa parte do horizonte. As imagens foram registradas na tarde de terça-feira, 08 de outubro.
O caso assustou moradores do município e chamou a atenção nas redes sociais. Apesar do susto, não houve relatos de pessoas feridas devido à nuvem de poeira. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves, a nuvem de poeira acontece quando ventos fortes levantam a poeira do solo seco.
O fenômeno pode ocorrer com mais frequência durante as primeiras chuvas, pois é um período de transição entre o tempo seco e o chuvoso, conforme explicou a profissional. Elizabete também falou sobre os riscos aliados a nuvens de poeira:
Traz um prejuízo para a saúde, pois as pessoas, principalmente crianças e idosos, podem passar mal por conta de respirar essa poeira. Às vezes também ocorre o destelhamento de uma casa, por exemplo.
Então, traz muito transtorno. O certo é ir se abrigar. Fechar toda a casa para evitar que entre tanta poeira e evitar sair nesse momento”, revelou a meteorologista.