As eleições em Águas Lindas de Goiás, município mais populoso do Entorno do Distrito Federal, neste domingo (6/10) foram marcadas pela sujeira nas ruas, uma urna com erro de funcionamento em uma das maiores zonas eleitorais do município e um misto de esperança e indignação nas seções de voto.
Na Escola Municipal Professor Inivaldo Guedes da Silva, uma das maiores zonas eleitorais da cidade, a fila de eleitores começou às 6h40, mais de uma hora antes da abertura dos portões, às 8h.
A votação para vários eleitores foi tranquila, mas na seção 169, a urna apresentou um erro de funcionamento ao computar o voto para prefeito, logo no voto do primeiro eleitor.
Diversos “santinhos” de candidatos estavam espalhados pelo chão. A prática é considerada crime eleitoral, mas não intimida os candidatos de a realizarem.
Nas imagens, a rua em frente à Escola Municipal Professor Inivaldo Guedes da Silva mostra a quantidade dos itens dispersos.
Com vassouras e pás velhas, pelo menos quatro fiscais da zona eleitoral encararam o calor extremo que DF e Entorno para catar os santinhos que inundavam as ruas e calçadas.
“Isso não é correto, né? Porque todo esse lixo suja a cidade, entope os bueiros e vira a maior bagunça. Mas infelizmente se até para presidente é a mesma coisa, não vai ser [durante as eleições municipais] no estado que vai mudar” opinou um dos fiscais, que preferiu não se identificar.